“O Caderno da Natureza” por Sonya Shafer

“Onde encontro um caderno da natureza?”

“Com o que se parece?”

“Como vamos criar um caderno de natureza? Existe algum modelo em algum lugar? “

Perguntas como essas atravessam minha mesa regularmente, então vamos revelar o segredo do misterioso caderno da natureza. O segredo é: está vazio. Está certo. Quando você começa um caderno da natureza, estará vazio. Um caderno da natureza é simplesmente um caderno em branco com capa dura e papel grosso para a escrita, o desenho, e a pintura. Um bloco de desenho funciona bem.

Dê a cada criança seu próprio caderno da natureza e, claro, tenha um para si! Então sempre que você for estudar a natureza, faça um ou dois registros em seus cadernos. Charlotte Mason explicou:

“Assim que é capaz de guardá-lo, um diário da natureza é uma fonte de prazer para uma criança. Cada dia de caminhada dê-lhe algo para registrar: três esquilos em uma árvore de larício, um Gaio azul voando através de um campo, uma lagarta subindo uma urtiga, um caracol comendo uma folha de repolho, uma aranha caindo de repente no chão, onde encontrou a grama em crescimento e as plantas que crescem com ela, como a trepadeira ou a hera conseguem escalar. ” (Vol. 1, p.54).

Registre em seu caderno:

  • O que você vê,
  • Onde você vê,
  • Outras observações da natureza.
  • Então embeleze suas notas com ilustrações.
  • Adicione poesias apropriadas, solte a imaginação.

Em outras palavras, faça seu próprio caderno. Cada criança pode registrar o que preferir, eles não têm que ser todos iguais. Na verdade, cada caderno da natureza será diferente – e está tudo bem.

Basta ter em mente que esses cadernos são projetados para ajudar a cultivar dentro de seu filho a alegria da natureza e da descoberta, não para se tornar uma fonte de irritação, frustração ou competição. Se o seu filho achar a escrita difícil, ofereça escrever seus comentários em seu caderno como ele os dita. E o que quer que faça, não pontue ou corrija um caderno da natureza!

“As crianças mantêm um registro datado do que vêem em seus cadernos da natureza, que são deixados para sua própria administração e não são corrigidos. Estes cadernos são uma fonte de orgulho e alegria, e são ilustrados livremente por desenhos (pinceladas) de galhos, flores, insetos, etc. “(Vol. 3, p.236).

Agora você sabe “o segredo do caderno da natureza”. Uma ideia simples que pode colher benefícios maravilhosos para você e seu filho!

Se você tem interesse em ver um exemplo de caderno da natureza lindo, dê uma olhada no The Country Diary of an Edwardian Lady  por Edith Holden. Este livro é uma réplica de um caderno da natureza de 1906 que contém registros datados, ilustrações detalhadas, poesias selecionadas e citações. Uma palavra sábia: olhe para a inspiração, não para comparação. Se isso faz você ou seu filho se sentir inadequado, descarte! Seu caderno vai se tornar “uma fonte de orgulho e alegria” se você torná-lo um reflexo pessoal de suas experiências e do seu crescente interesse pela natureza.

Reproduzido e Traduzido de Simply Charlotte Mason

Traduzido por Mariane Bessa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s