Ficção, Literatura, Livros Vivos

“Como a Ficção Ajuda no Crescimento das Crianças” por Sonya Shafer

Minha filha mais nova tem viajado conosco para algumas convenções nos últimos meses. Em meio a diferentes locais e ambientes variados, ela se agarrou firmemente a uma constante: em cada viagem ela levou um livro clássico de literatura infantil.

Estes livros são velhos amigos dela: Uma Casa na FlorestaA Teia de CharlotteWinnie PuffO Jovem FazendeiroBeleza NegraOs Pinguins do Sr. Popper. Eles lhe deram muita alegria e muita coisa em que pensar e para crescer ao longo dos anos. Eles são companheiros dignos para a jornada.

Então, fico sempre um tanto triste quando um pai levanta uma objeção à literatura de ficção. E faço o meu melhor para explicar o quanto as crianças podem crescer ao ouvir e ler contos de fadas, literatura infantil clássica, mitos, fantasia e Shakespeare.

Normalmente, as objeções assumem a forma de três principais preocupações. Olharemos para cada uma dessas preocupações e revelaremos como uma boa literatura pode realmente ser muito benéfica.

PREOCUPAÇÃO # 1: LITERATURA FICCIONAL NÃO TEM VALOR, UMA VEZ QUE NÃO É VERDADEIRA. DEVEMOS DAR AOS NOSSOS FILHOS APENAS O QUE É VERDADEIRO.

Há fatos verdadeiros, mas também há verdades sobre a vida. A boa literatura ensina o último; transmite verdades atemporais sobre a vida – às vezes, verdades difíceis – envolvidas em uma apresentação não ameaçadora.

A ficção ajuda as crianças a aprender a lidar emocionalmente com coisas difíceis e desagradáveis. Ela suaviza o golpe, uma vez que as coisas difíceis acontecem com outra pessoa, mas, então, a história lhes dá um esquema para esses sentimentos que eles podem encontrar novamente mais tarde na vida real. Porque o livro envolve suas emoções, lhes dá a chance de praticar, por assim dizer.

Praticar por meio da ficção é algo que as crianças fazem naturalmente. Você vê isso o tempo todo em suas brincadeiras. Eles simulam, enquanto brincam, para tentar descobrir certos aspectos da vida, aprender um pouco mais sobre as coisas em um ambiente seguro. Uma boa literatura pode fazer o mesmo.

PREOCUPAÇÃO # 2: ALGUMAS LITERATURAS DE FICÇÃO TÊM CONTEÚDO IMPRÓPRIO.

O conteúdo é sempre importante. Mas, parte dessa preocupação depende do que se entende por impróprio. Uma mãe, por exemplo, nos pediu livros que não possuíssem qualquer maldade, ódio ou guerra. Ela não queria nenhuma dessas palavras no texto e nenhuma dessas ideias no enredo.

Esses temas não são impróprios. As formas como eles são tratados pode ser, talvez, inadequada, mas os temas em si são úteis – necessários, inclusive.

Uma bom enredo geralmente contém alguns aspectos de conflito ou mal e, talvez, mais importante, retrate as consequências dessas escolhas. Nossos filhos precisam aprender a reconhecer o que vem do mal ou da crueldade ou da raiva, nas histórias e na vida. Uma boa literatura ilustrará como as escolhas levam a vários tipos de consequências para a própria pessoa que toma a decisão, e para aqueles que a rodeiam. O livro irá demonstrar essas verdades em forma de história.

Claro, não queremos imergir nossas mentes, nem as mentes dos nossos filhos, no mal. E se, por inapropriado, queremos dizer temas que não são adequados para aquele estágio da vida da criança, então, sim, eu concordo, certas leituras contêm conteúdo questionável. Portanto, devemos ter cuidado ao selecionar quais livros fornecer a cada criança ao longo dos anos. À medida que crescem e amadurecem, poderão lidar com tópicos mais difíceis ou mais delicados. Mas, tenha cuidado para não jogar o bebê fora com a água do banho. Há uma boa quantidade de literatura de ficção disponível perfeitamente adequada para crianças pequenas. É aí que a leitura prévia prova o seu valor.

PREOCUPAÇÕES # 3: ALGUMAS DESSAS LITERATURAS DE FICÇÃO PODEM EXIGIR MUITO ESFORÇO PARA SEREM ENTENDIDAS.

Isso é verdade. Alguns bons livros estão escritos em linguagem arcaica, usando frases estruturadas de forma diferente daquilo que estamos habituados e palavras que jamais ouvimos. Mas, ao invés de ser um obstáculo, esse desafio deve ser visto como outro benefício. Uma boa literatura deve nos encorajar a pensar. O esforço e a disciplina podem operar um grande crescimento.

Charlotte Mason dizia que esse tipo de livro é valioso:

“As aulas que ouvimos, os livros que lemos, não servem de nada para nós, exceto quando nos fazem pensar” (Ourselves, página 182).

E não é apenas o tipo de pensamento relacionado ao esforço de compreensão que faz o leitor crescer. Existe outro tipo de pensamento que fará grandes contribuições para a vida.

Jesus proferia parábolas que eram fáceis de compreender, mas exigiam que o ouvinte pensasse, ponderasse, para que pudesse entender completamente. Charlotte explica:

“Ele contava às pessoas histórias que elas poderiam permitir passar facilmente por suas mentes, como um interesse momentâneo, ou sobre as quais elas poderiam pensar, formar opiniões e encontrar ali um guia para o significado de suas vidas” (Ourselves, p. 184).

E é isso que a boa literatura pode fazer por nossos filhos. As escolhas e as consequências retratadas em histórias fictícias – verdades atemporais ilustradas sobre tópicos apropriados para o nível da criança –, os exemplos dos personagens, ajudam os nossos alunos a gradualmente formar seus próprios princípios para a vida.

Nós não queremos que as crianças vivam em um mundo de fantasia fictício, mas frequentes viagens para este mundo podem contribuir de forma poderosa com a instrução de suas consciências e a educação de seus corações – com o crescimento delas.

Retirado de Educação em Família

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Traduzido por Arielle Pedrosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s