Leitura e Memorização – Bíblia e Catecismo

Há algumas semanas publicamos aqui no blog os preparativos curriculares para esse ano (Preparativos Curriculares Para os Anos Pré-Escolares (Parte I)). Hoje pretendo compartilhar com vocês, como faço a parte de leitura e memorização da Bíblia e do Catecismo de Heidelberg, aqui em casa, com a Catarina de apenas 2 anos.

Mas antes gostaria de trazer a vocês a seriedade com a qual Charlotte Mason trata este ponto:

“A maneira mais fatal de desprezar uma criança recai sobre a terceira lei educacional dos Evangelhos: é ignorar e minimizar sua relação natural com o Deus Todo-Poderoso. “Não impeçam as crianças de virem a Mim”, diz o Salvador, como se isso fosse algo que as crianças fazem naturalmente, algo que elas fazem quando não são impedidas por seus superiores. E, talvez, não seja algo muito bonito acreditar neste mundo redimido em que, como o bebê se volta para sua mãe, embora não tenha poder para dizer o seu nome, como as flores se voltam para o sol, assim os corações das crianças se voltam para o seu Salvador e Deus com prazer e confiança inconscientes.”

Educação no Lar, Volume 1

Charlotte nos convida a não desprezarmos a capacidade de nossos filhos de se aproximarem de seu Criador, por menores que eles sejam. Temos a tendência de achar que as crianças não conseguem entender as coisas espirituais, e acabamos por desprezar essa parte em nossa rotina diária com elas, ou até mesmo nem pensarmos nela como parte da educação de nossos filhos, porém, precisamos ter em mente que o próprio Deus exige que ensinemos sobre Ele a nossos filhos (Deuteronômio 11, 18-22) e lembrar que Ele é a fonte de todo conhecimento e que nada fora Dele faz sentido.

Sabendo disso, vamos a como as coisas têm funcionado por aqui. Temos três devocionais por dia, que são feitos após as refeições:

Manhã

o_abc_de_deus_para_a_vida_1448797523538836sk1448797523bNesse momento tenho utilizado o livro O ABC de Deus para a Vida do Joel Beeke, ele traz 26 devocionais curtas com o alfabeto por guia, cada lição tem um versículo base para a criança decorar, elas falam sobre os mandamentos de Deus, seu amor por nós, sobre Cristo como Salvador, fé, arrependimento e uma vida de gratidão.

Eu e Catarina estamos na 2ª lição, passamos um mês na primeira e só avançamos quando percebi que ela havia assimilado bem, ela decorou o versículo e me surpreendeu decorando a lição também, chega a ser engraçado ver ela recitando o primeiro parágrafo, parece que está lendo! Ao final a criança é convidada a orar no sentido daquilo que foi aprendido, e é assim que fazemos, oramos juntas, tanto por mim quanto por ela, acho isso importante para que ela compreenda que eu também careço de Deus e seu socorro em todas as áreas da vida.

Tarde

Na hora do almoço lemos a Bíblia (nada de versões simplificadas para crianças aqui), estamos no livro de Deuteronômio, geralmente leio no máximo 10 versículos, faço perguntas simples como: – Quem é que está falando? (Moisés) – Com quem ele está falando? (Povo de Israel), e ressalto alguma parte importante, – Moisés aqui fala que devemos obedecer os mandamentos de Deus!

Conforme avançamos na leitura vou apresentando a ela os personagens Bíblicos e falando o que está acontecendo (ex. povo de Israel saindo do Egito, entrando na terra prometida), tudo de uma maneira bem descontraída sem requerer demais dela!

Após a leitura cantamos um Salmo (Lista de Salmos cantados com a melodia), que faz parte do nosso estudo de Salmos e Hinos, o meu objetivo aqui é que ela aprenda a letra e a melodia. E finalizamos com uma oração.

Noite

No período da noite temos a presença do papai, e é o momento em que fazemos o culto doméstico e por isso de maior reverencia e seriedade. Estamos lendo o livro dos Salmos, já chegamos ao Salmo 146 e em breve passaremos para Mateus e Provérbios.

cateApós a leitura são feitas para a Catarina perguntas do catecismo, utilizamos o Catecismo Infantil da editora Os Puritanos (vou deixar o PDF disponível logo abaixo), ele tem por fundamento o Breve Catecismo de Westminster, as perguntas são simples e fáceis de decorar. No ínicio quando Catarina tinha apenas 1 ano, utilizamos gestos para ajudar ela a responder, por exemplo:

Pergunta: Quem fez você?

Resposta: Deus (apontando para o céu)

Com o tempo, conforme ela desenvolvia a fala, fomos acrescentando mais perguntas, as adaptando,  selecionando as que a resposta era apenas uma palavra e aumentando para mais palavras conforme ela crescia, criando nosso próprio roteiro. Hoje Catarina responde cerca de 11 perguntas, e vamos acrescentando conforme percebemos que ela já decorou bem as demais, o objetivo para esse ano é acrescentar pelo menos mais 11.

Baixe aqui o catecismo infantil-puritanos (PDF)

Eu e o papai estamos decorando o Catecismo de Heidelberg, e como por difusão Catarina está decorando junto, até paramos às vezes de falar no meio da resposta só pra ver ela completar, não cobramos nada dela e nem mesmo direcionamos a pergunta a ela, mas parece muito divertido ajudar a mamãe a responder a pergunta dela! risos!

Depois cantamos um Salmo e finalizamos com uma oração.

Por fim, deixo as palavras de Charlotte sobre os propósitos do cultivo da vida espiritual de uma criança.

“Formar em seus filhos hábitos corretos de pensamento e comportamento, e alimentar seus filhos diariamente com amor, justiça, e ideias nobres” (Vol. 2, p. 228).

Leia mais sobre o cultivo da vida espiritual aqui.

Por Mariane Bessa

Um comentário em “Leitura e Memorização – Bíblia e Catecismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s