Cinco etapas para uma narração de sucesso.

Meu marido está levantando pesos há vários meses, um esforço para entrar em forma e melhorar sua saúde. Tem sido bom. O programa que ele está usando o desafia a aumentar regularmente o número de quilos que ele levanta, e ele estava feliz fazendo progresso e atingindo novos recordes de ascensão até janeiro. Então as rodas caíram do vagão.

De repente, ele não conseguiu progredir mais. Ele não conseguiu levantar nada mais pesado. O que estava errado? Depois de filmar alguns vídeos e analisá-los, ele descobriu o problema: Sua forma (execução) estava errada.

Ele não estava seguindo a mecânica básica de como levantar pesos corretamente, e isso estava impedindo seu progresso. Ele chegou a um certo nível, mas não conseguiu progredir sem a forma correta. Para aqueles de nós que usam o método de Charlotte Mason, é bom examinar nossa mecânica básica de vez em quando também.

Eu conversei com muitas mães que estão frustradas porque não parecem estar fazendo progresso algum. Elas chegaram a um certo ponto e parecem não conseguir ir além disso. Quando discutimos mais, geralmente há um componente que todas elas mencionam. É um componente básico de Charlotte Mason que pode fazer ou quebrar seu progresso: NARRAÇÃO.

Se você estiver fazendo uma lição de narração corretamente, você fará grandes avanços e seus filhos vão gostar de aprender. Se a sua forma estiver errada, no entanto, o desvio poderá impedi-lo de alcançar seus objetivos. Então, vamos examinar os fundamentos da narração – a forma correta, isso ajudará você a continuar progredindo e experimentando o sucesso.

Uma lição de narração de sucesso tem cinco etapas. Geralmente, quando uma mãe homeschool está frustrada com a narração, é porque está deixando de fora uma dessas etapas.

1. Escolha um bom livro vivo.

Alguns livros são quase impossíveis de narrar, mesmo para um narrador experiente. Se você está usando um desses, não fará muito progresso. Tenha certeza de que o livro que você está lendo, toca as emoções, inflama a imaginação, e pinta uma imagem que você possa visualizar mentalmente, como o autor descreve o que está acontecendo. Esse tipo de livro vivo – um que dá idéias, não apenas fatos secos – vai pavimentar o caminho para uma lição de narração suave.

2. Olhe para frente e para trás.

Esta etapa é provavelmente a que é esquecida com mais frequência. No entanto, é uma parte importante do processo e pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma aula de narração. Tire alguns minutos para se orientar. Veja como a leitura de hoje se conecta ao que aconteceu da última vez e prepare sua mente para o que será lido hoje.

3. Leia a passagem.

Uma vez que sua mente esteja preparada, deixe o autor compartilhar suas grandes ideias. Sua mente vai ganhar boa comida para pensar. Somente certifique-se de saber quando parar de “comer”, em vez de continuar empanturrando sua mente e não ter tempo para digerir. Em outras palavras, fique de olho na extensão da passagem que você lê.

4. Reconte a passagem.

Após a informação entrar em sua mente, você deve interagir com ela se você realmente quiser aprender. Considerando o que você leu, ponderando como isso se aplica a outras ideias que você obteve, colocando em ordem, lembrando detalhes, misturando com a sua opinião e, em seguida, transformar esses pensamentos em frases coerentes e dizer-lhes a outra pessoa, é quando o real aprendizado toma lugar. Charlotte Mason chamou isso de “Ato do Saber”.

5. Discuta ideias.

Quaisquer perguntas que sejam feitas devem ser questões abertas de discussão que incentivam mais interação com as grandes ideias do autor. Perguntas como essas e uma lição com todos os componentes descritos acima, manterá a concentração na alegria de aprender para o crescimento pessoal.

Caso se depare com “Isso vai estar em teste?” nos comentários, isso é um sinal de que alguma coisa está deslocada, sua mecânica está errada, e seu progresso será prejudicado. Vamos reservar um tempo nas próximas semanas para ver cada etapa com mais detalhe e trazer suas lições de narração de volta à forma correta.

 

Traduzido por Mariane Bessa

Reproduzido e traduzido com a permissão de Simply Charlotte Mason.

Obs: Esse texto é parte de um e-book disponibilizado gratuitamente por Simply Charlotte Mason ( https://simplycharlottemason.com/store/five-steps-to-successful-narration/ )

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s