20 Princípios, Filosofia de Educação

“Educação é Uma Atmosfera”

Esse princípio é fundamental na filosofia de Charlotte, permeando tudo o que ela diz. Portanto, é de se esperar que não posso esgotar o assunto em um pequeno post. Mas, quero aqui abordar um ponto de forma simplificada: o ambiente físico da criança.

Mas, retornemos ao berçário. Seria ótimo se a cuidadora fosse impressionada com a noção de que o bebê é sempre presente, e que ele não apenas vê e sabe tudo, mas preservará, por toda a sua vida, a marca de tudo o que vê.”

Em seu primeiro livro, Charlotte afirma, dentre outras coisas, que o ambiente interno da casa deve receber ventilação adequada:

“Portanto, deve-se providenciar uma ventilação regular dos cômodos da casa independentemente das sensações dos seus habitantes, visto que se pelo menos dois centímetros e meio da janela permanecerem abertos dia e noite, isso tornará um cômodo suficientemente seguro, porque permitirá a evasão do ar viciado que, sendo leve, sobe, deixando espaço para o afluxo de ar mais frio e mais fresco através de fendas e das brechas nas portas e pisos. Uma chaminé aberta é um ventilador útil, embora não seja o suficiente. É desnecessário dizer que tapar as chaminés nos dormitórios é uma atitude suicida. É particularmente importante acostumar as crianças a dormir com alguns centímetros ou mais de janela aberta durante todo o ano — tanto mais do que você gosta durante o verão.”

Afirma que o quarto das crianças deve receber a luz solar:

“Portanto, conclui-se que a luz e o sol são favoráveis ​​à produção de glóbulos vermelhos no sangue, e, portanto — este “portanto” é apenas uma aplicação para as mães —, os quartos das crianças devem estar no lado ensolarado da casa, com uma vertente meridional, se possível. Na verdade, toda a casa deveria ser mantida iluminada e brilhante por causa delas. Árvores e dependências que obstruem o sol e tornam os quartos das crianças escuros deveriam ser removidas.”

Afirma que as crianças devem ter a pele livre para transpirar:

“Seguem-se duas considerações: sobre a primeira, a necessidade de banho diário seguido de fricção vigorosa da pele, é desnecessário acrescentar palavra aqui. Mas, possivelmente, não é tão bem entendido que as crianças devem se vestir de roupas porosas que permitam a passagem instantânea das expirações da pele.”

Afirma que seus quartos devem ser mantidos limpos:

As mães dão banho em seus bebês e lavam incessantemente suas roupas; entretanto, escrupulosas como são as mães da classe culta, delegam muitas tarefas às cuidadoras, e é preciso bastante vigilância para assegurar que não haja o menor odor sobre a criança ou sobre qualquer coisa que lhe pertença, e que os berçários sejam mantidos agradáveis e completamente arejados.”

Afirma que os objetos colocados em contato com a criança devem ser bem cuidados:

“A mesa do berçário, se houver, deve ser mantida tão escrupulosamente bela quanto a da sala de jantar. A criança que se senta a uma mesa que tem uma toalha amarrotada ou manchada, ou usa uma colher de metal descolorida, está sendo corrompida.”

O que foi dito sobre a higiene aplica-se muito mais à ordem: deve haver ordem e hábitos ordeiros no berçário. Em primeiro lugar, o berçário não deve ser considerado um hospital para os móveis inutilizados ou desgastados da casa; copos rachados, pratos quebrados, jarros e bules com bicos despedaçados, devem ser banidos.”

E tudo isso porque a criança guarda memórias importantes de sua infância e deve ser criada em uma atmosfera que considera o “espaço” algo precioso, do qual somos mordomos para Deus, algo que deve ser bem cuidado, preservado e ordenado, que reflita o caráter de Deus, para que possamos viver uma vida mais agradável, bela e harmoniosa, bem como não sermos impedidos de servir a Deus e ao próximo por questões de estrutura (objetos fora do lugar ou quebrados nos impedem vários trabalhos, a falta de luz solar no ambiente provoca alergias, etc.).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s