Rinaldo

Rinaldo

“Rinaldo” é uma ópera de George Frideric Handel, composta em 1711, e foi a primeira ópera em língua italiana escrita especificamente para o palco de Londres. O libreto foi feito por Giacomo Rossi a partir de um cenário fornecido por Aaron Hill. A opera foi montada pela primeira vez no Queen’s Theatre em Haymarket, em Londres, em 24 de fevereiro de 1711. Trata-se de uma história de amor, guerra e redenção, que se passa na época da Primeira Cruzada , é vagamente baseado no poema épico de Torquato Tasso Gerusalemme liberata (“Jerusalém entregue”). Fez muito sucesso com o público, apesar das reações negativas dos críticos.

Handel compôs Rinaldo rapidamente, pegando emprestado e adaptando músicas de óperas e outras obras que compôs durante uma longa estada na Itália nos anos 1706-10, período em que ele estabeleceu uma reputação considerável. Nos anos seguintes à estréia, o compositor fez inúmeras alterações na obra. Rinaldo é considerado pelos críticos como uma das maiores óperas de Handel e é uma peça de concerto popular. Handel passou a dominar a ópera na Inglaterra por várias décadas. Rinaldo foi reavivado em Londres regularmente até 1717, e foi uma versão revisada em 1731; de todas as óperas de Handel, Rinaldo foi o mais realizado durante sua vida. Depois de 1731, no entanto, a ópera não foi encenada por mais de 200 anos. Interesse renovado na ópera barroca durante o século XX levou à primeira produção profissional moderna no local de nascimento de Handel, Halle, Alemanha, em 1954.

Acima está minha gravação preferida da ópera, com os cantores Bartoli e Daniels. Gosto especialmente da famosa ária de soprano “Lascia ch’io pianga“.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s