Três ballets de Tchaikovsky

Tchaikovsky compôs 3 dos ballets mais populares em todo o mundo: O Lago dos Cisnes em 1877, seu primeiro ballet ; A Bela Adormecida em 1890, considerado um de seus melhores trabalhos; e o O Quebra-Nozes em 1892.

O Lago dos cisnes

Tchaikovsky compôs a obra, mas não era especialista em música para ballet, o que fez de O Lago dos Cisnes o primeiro ballet composto por um compositor de sinfonias e concertos. Para criar a obra, o compositor russo se inspirou em compositores como Léon Minkus e Cesare Pugni.

Neste vídeo temos uma belíssima montagem do ballet que conta com Rudolf Nureyev como Sigfried e Margot Fonteyn como Odile-Odette.

A Bela Adormecida

Baseado no conto de fadas francês de Charles Perrault, Tchaikovsky escreveu a obra entre os anos de 1888 a 1889. A Bela Adormecida é considerado o mais substancial dos três ballets de Tchaikovsky, e também aquele que estabeleceu o padrão pelo qual começaram a medir-se todas as grandes companhias de ballet do mundo.

Veja aqui o que já falamos sobre este belíssimo ballet.

 

 

 

O quebra-nozes

Tem sua trilha sonora reconhecida como uma das peças mais populares e famosas da música, O Quebra-Nozes foi um ballet que veio marcar a afirmação da Rússia como o grande centro mundial da dança, ao invés da França. Este talvez seja o ballet mais popular de todos os tempos, com muitas montagens em vários teatros em todo o mundo.

 

 

 

Esta montagem de Dezembro de 2012 é certamente uma das mais lindas que temos no Youtube.

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s