Sem categoria

O Lago dos Cisnes

Swanlakemordkin

Adelaide Giuri como Odette e Mikhail Mordkin como Príncipe Siegfried em montagem de 1901 no Teatro Bolshoi em Moscou.

O Lago dos Cisnes é um ballet dramático em quatro atos, com libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer, e coreografia de Julius Reisinger . Em 1876, o Teatro Bolshoi encomendou a Tchaikovsky um balé original para a sua companhia de dança.  A versão original de O Lago dos Cisnes estreou no Bolshoi no ano seguinte, em 1877. A maior parte dos críticos considerou a peça muito complexa para um ballet. Os bailarinos da estréia acharam muito difícil combinar a música com os movimentos graciosos e fluídos que a montagem exigia.

O ballet foi enterrado pelos sucessos de A Bela Adormecida e O Quebra-Nozes, do mesmo compositor. Mas após a morte de Tchaikovsky, os coreógrafos Marius Petipa e Lev Ivanov resolveram revisitar a obra, editando algumas músicas e reformulando as coreografias originais. Então, nesta segunda montagem, encenada em São Petersburgo em 1895 com nova coreografia, o ballet alcançou sucesso.

O romantismo da época trazia histórias de amor com finais trágicos. A densidade emocional do enredo de O Lago dos Cisnes, unindo sentimentos de esperança, paixão e desespero é uma das bases para o sucesso do ballet. Mas outros elementos contribuem para o seu reconhecimento, como a busca pela perfeição técnica na execução das coreografias por parte dos bailarinos, como por exemplo a virtuosa Pierina Legnani, que realizava uma sequência de 32 fouettés quando interpretava Odette e Odile.

the-pearl-pierina-legnani-as-the-white-pearl-1896.jpg

Pierina Legnani

O ballet conta a história da princesa Odette, uma jovem aprisionada no corpo de um cisne pelo feiticeiro Von Rothbart. Vivendo no entorno de um lago formado pelas lágrimas de sua mãe, durante o dia, Odette se mantém em condição animal, se revelando humana somente por algumas horas da noite. Para se libertar dessa condição, ela precisa que um jovem admirador virgem lhe declare amor e fidelidade. E, caso seja traída, Odette permanecerá para sempre como cisne.

27MARIINSKY-COMBO-articleLarge

Uliana Lopatkina do Ballet do Teatro Mariinsky como Odette.

Na época em que O Lago dos cisnes foi composto, era comum incluir trechos de músicas folclóricas conhecidas pelo público e danças em homenagem a outros países. As danças russas, húngaras, espanholas e chinesas aparecem nas cenas da festa de aniversário do Príncipe. A versão clássica que conhecemos hoje é, na verdade, uma versão mais curta, editada, do ballet original.

Personagens da obra: Príncipe Siegfried, Princesa Odette, A Rainha, Mago Rothbart , Odile, as donzelas, os convidados e os 6 Reis.

mariinsky-st-petersburg-7-1412952820-view-0

Corpo de baile do Teatro Mariinsky em uma montagem recente de O Lago dos Cisnes.

Veja aqui uma bela montagem de O Lago dos Cisnes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s