Heitor Villa-Lobos nasceu no dia 05 de Março de 1887 na cidade do Rio de Janeiro, e faleceu na mesma cidade no ano de 1959. O artista alcançou grande sucesso ainda em vida e chegou a ser considerado “o maior orquestrador de sua época” pelo respeitado compositor francês Olivier Messiaen (1908-1992).
O Museu Villa-Lobos no Rio de Janeiro mantém um site bem completo. Lá encontramos muitas informações confiáveis sobre a vida e a obra deste importante compositor brasileiro. Clique aqui para acessar o site.
A Prole do Bebê – que está completa em nossa Playlist no Spotify – é uma coleção composta originalmente para piano. A obra foi composta em três volumes. O volume conhecido como Série 1 foi composto em 1918 e executado pela primeira vez em 1922 por Arthur Rubenstein no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A Série 2 foi composta em 1921. A Terceira Série foi composta em 1916 e infelizmente foi perdida.
Villa-Lobos utilizou com muita propriedade elementos folclóricos do imaginário infantil brasileiro em todas as obras das Séries. Portanto, tais músicas são uma ótima maneira de começar a apresentar aos pequenos a obra do maior compositor brasileiro de todos os tempos.
A lista da Prole do Bebê:
Série 1: As Bonecas
- Branquinha (A boneca de louça)
- Moreninha (A boneca de massa)
- Caboclinha (A boneca de barro)
- Mulatinha (A boneca de borracha)
- Negrinha (A boneca de pau)
- A pobrezinha (A boneca de trapo)
- O polichinelo
- A bruxa (A boneca de pano)
Série 2: Os Binchinhos
- A baratinha de papel
- A gatinha de papelão
- O camundongo de massa
- O cachorrinho de borracha
- O cavalinho de pau
- O boizinho de chumbo
- O passarinho de pano
- O ursinho de algodão
- O lobozinho de vidro
Série 3: Esportes (perdida)
- Diabolô
- Bilboquê
- Peteca
- Pião
- Futebol
- Jogo de bolas
- Soldado de chumbo
- Capoeiragem
Deixe um comentário