Ludwig van Beethoven

willibrord-joseph-mahler-ludwig-van-beethoven-1770-1827-1804_a-G-1349134-4986398
Ludwig van Beethoven (16 de dezembro de 1770 – 26 de março de 1827) nasceu na cidade de Bonn, atual Alemanha. Seu sobrenome, porém, é derivado da aldeia de Bettenhoven no interior da Holanda. Seu avô paterno era originário de Antuérpia, na atual Bélgica. Seu avô emigrou para Bonn, cidade onde exerceu a função de diretor de música da corte de Colônia. Seus pais tiveram sete filhos, dos quais apenas três chegaram à vida adulta.
 
Sua figura tornou-se lendária não somente por seu talento musical, mas também por seu temperamento e pelas muitas histórias e lendas sobre a sua vida.São muitos os episódios em que Beethoven arranjou briga e deu respostas atrevidas aos que questionavam suas composições. Sua biografia é permeada por respostas como “Não gostam agora? Gostarão mais tarde. Escrevo para o futuro”.
83540824493c2ce3c4beec473ae012d7
 
O compositor utilizava harmonias que eram consideradas inadmissíveis. As obras escritas antes de seus 30 anos, apesar de respeitar as estruturas aprendidas, já anunciavam os procedimentos expressivos que ele utilizaria nas fases seguintes – temas curtos, súbitos silêncios, uso simultâneo de graves e agudos, a primazia do ritmo.
 
Aos 26 anos de idade sua surdez começou a manifestar-se e aos 46 o compositor estava praticamente surdo. É famoso o episódio em que ao final da primeira apresentação pública da 9ª Sinfonia, Beethoven permaneceu absorto na leitura da partitura e não percebeu que estava sendo ovacionado. Aos 54 anos, época da composição da Nona, ele era totalmente surdo.
 
f257472f6e505851fa0f63e860179f7333fbb8a9
Sua vida artística pode ser dividida em três fases: A primeira começa com a mudança para Viena, em 1792. Nove anos depois, em 1801, Beethoven toma um novo caminho que, dois anos depois, em 1803, dá frutos como por exemplo a Sinfonia Nº 3, Eroica, abrindo um verdadeiro ciclo épico.
 
A partir de 1818, Ludwig passou a compor mais lentamente, porém com um vigor renovado. Foi então que ele começou a criar obras que de tão perfeitas, serviriam de base e influência para um alto número de compositores que vieram depois. Bartók, Shostakovich e Schnittke foram decisivamente influenciados. Beethoven estava certo, sua música foi compreendida e ele tornou-se um dos compositores mais conhecidos de todos os tempos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s