Currículo de Arte

Estudo do Artista no método Charlotte Mason

O contato com as Belas Artes pode (e deve) começar o quanto antes. Recomendamos a impressão das obras em uma gráfica ou em local que revele fotos para facilitar a exposição das mesmas. Siga as instruções abaixo.

“O estudo de tais imagens (são) uma parte valiosa da educação de uma criança; Não é pouca coisa perceber como o presépio e a visita dos magos enchiam a imaginação dos primeiros mestres, e com grande reverência e deleite, todos os detalhes da história sagrada. Esse tipo de impressão não deve ser obtido de qualquer visão contemporânea ou ilustrações atualizadas; e a criança que a recebe nos primeiros dias, terá um substrato de sentimento reverente sobre o qual deve descansar sua fé. Mas é bom deixar as imagens contarem sua própria história. As crianças devem estudar o assunto em silêncio por alguns minutos; e então, a foto sendo removida, dirão o que viram nela. Verifica-se que eles não perdem nenhum detalhe pouco reverente ou sugestivo que o artista tenha pensado bem em incluir.” – Educação no Lar, vol. 1

Para crianças a partir dos seis anos de idade:

  • Escolha um entre os artistas que selecionamos;
  • Deixe cada uma das obras do artista selecionado em locais de fácil visualização por duas semanas;
  • Dê algumas informações básicas sobre o artista, sem alongar-se;
  • SE necessário, dependendo do interesse do estudante, dê uma breve explicação sobre a obra de Arte da quinzena;
  • Após esse primeiro momento observando a obra você pode pedir para que o estudante a descreva.
  • Depois de um tempo de prática narrando a obra, também há a opção de escondê-la e pedir para que a criança ou o adolescente narre suas observações.

A cada estudo do artista é importante proporcionar ao estudante um momento para observar a obra sem interrupções ou discussões. É necessário que ele tenha um tempo para fazer suas próprias ponderações.

Para crianças com menos de seis anos:

  • Escolha um entre os artistas que selecionamos;
  • Deixe cada uma dessas obras em locais de fácil visualização por duas semanas.
  • Não peça narração, nem sente com seu pequeno para fazer um estudo formal da obra, mas esteja pronto para conversar com sua criança de maneira aberta e alegre sobre a peça selecionada.